Transporte nos animais

08-06-2011 00:59

 

Com ausência de sistemas de transporte: o transporte de substâncias dá-se através do processo de difusão simples, pois as células estão em contacto directo com o meio.

 

Com sistemas de transporte: o transporte de substâncias é realizado por um sistema de transporte especializado, sistema circulatório. Este sistema divide-se em dois tipos: sistema circulatório aberto ou fechado.

 

 Figura 1 - Transporte em animais de pequeno porte e baixa actividade - hidra e planária

Tipos de sistemas de transporte

Sistemas circulatórios abertos ou lacunares: O líquido circulante de signa-se hemolinfa. A hemolinfa é bombeada por um coração tubular, ao longo de vasos, até aos tecidos. Ao chegar aos tecidos, a hemolinfa abandona os vasos e passa para um sistema de cavidades, designadas lacunas, que no seu conjunto formam o hemocélio. No hemocélio, a hemolinfa entra em contacto com as células, fornecendo-lhes nutrientes.

Sistemas circulatórios fechados: o líquido circulante é o sangue, nunca abandona os vasos sanguíneos. O sangue é distribuído por todo o corpo, no interior de vasos, que vão diminuindo até serem tão finos que as suas paredes apenas apresentem uma camada de células. Os capilares formam uma rede em cada um dos órgãos, de forma a atingirem todas as células. As trocas de oxigénio e nutrientes acontecem entre os capilares e a linfa intersticial. 

 

Figura 2 - Sistemas circulatórios aberto, à esquerda, e fechado, à direita 

Tipos de circulação

circulação simples: tipo de circulação em que o sangue passa uma única vez pelo coração em cada ciclo completo. Ocorre em vertebrados de respiração branquial.

circulação dupla: tipo de circulação em que o sangue passa duas vezes pelo coração em cada ciclo completo. Ocorre em vertebrados de respiração pulmonar.

circulação dupla incompleta: tipo de circulação em que ocorre mistura dos sangues venoso e arterial no coração ou na comunicação entre a artéria aorta e a pulmonar. Presente em anfíbios e répteis.

circulação dupla completa: tipo de circulação em que não ocorre mistura dos sangues venoso e arterial no coração. Presente em aves e mamíferos.

sangue venoso: sangue cuja taxa de gás carbônico é maior que a de oxigênio.
sangue arterial: sangue cuja taxa de oxigênio é maior que a de gás carbônico.

 

Peixes

O coração dos peixes é atravessado somente por sangue venoso, que passa só uma vez pelo coração – circulação simples.

O sangue venoso, proveniente dos diferentes orgão, entra na aurícula atráves de uma pequena dilatação – o seio venoso. A contracção da aurícula impele o sangue para o ventrículo, o qual vai impulsionar o sangue para fora do coração, passando por uma dilatação – o cone arterial – até atingir as brânquias. Nas brânquias é onde ocorre as trocas gasosas – hematose branquial.

Anfíbios 

Os anfíbios apresentam o coração dividido em três cavidades: duas aurículas e um ventrículo.

O sangue proveniente dos orgãos, entra na aurícula direita, enquanto que na aurícula esquerda entra sague proveniente dos pulmões. A contracção das aurículas conduz o sangue para o ventrículo que , por sua vez, o impulsiona para os pulmões e resto do corpo.

No entanto, devido à estrutura anatómica do ventrículo, o sangue venoso, proveniente da aurícila direita, tende a ser enviado para o circuito pulmonar e o sangue arterial, proveniente da aurícula esquerda, é conduzido à aorta para realizar o circuito sistémico.

Assim sendo, os anfíbios têm uma dupla circulação, porque o sangue efectua dois trajectos diferentes, passando duas vezes pelo coração, por outro lado têm uma circulação incompleta, porque há mistura parcial dos dois tipos de sangue.

Aves e mamíferos

As aves e os mamíferos apresentam quatro cavidades: duas aurículas e dois ventrículos.

O sangue venoso entra na aurícula direita e é expelido para o ventrículo direito, enquanto o sangue arterial proveniente dos pulmões entra na aurícula esquerda e é expelido para o ventrículo esquerdo. A contracção do ventrículo direito impilsiona o sangue para os paulmões, através da artéria pulmonar, onde é oxigenado, enquanto que o ventrículo esquerdo conduz o sangue para o resto do corpo através da aorta, que nas aves tem uma curvatura para a direita e nos mamírefos para a esquerda.

Por não haver mistura de sangue ao nível do coração diz-se que as aves e os mamíferos têm circulação completa.

 

—————

Voltar