Transporte nas plantas
As plantas mais simples, como os musgos e as hepáticas, não possuem tecidos especializados na condução de substâncias. A água circula na célula em célula por osmose, regulada por gradientes de concentração de solutos. Estes produtos, resultantes da fotossíntese, atravessam as membranas por difusão ou por transporte activo. Note-se que nem todas as células da planta são fotossintéticas, mas todas necessitam de moléculas orgânicas produzidas na fotossíntese para garantir o seu funcionamento.
Transporte nos animais
O sistema circulatório é responsável por conduzir os nutrientes para todos os tecidos do corpo: levar oxigénio para as células e condução o dióxido de carbono, para sua libertação para o exterior, nos pulmões. Transporte de nutrientes desde os locais de absorção até às células dos diferentes órgãos.
Fluidos circulantes
O fluido que percorre o corpo dos animais, assegurando as trocas entre as células e o meio. Os fluidos circulantes facilitam o transporte de substâncias, como as hormonas, a distribuição de compostos, como o oxigénio e os nutrientes, e a eliminação de produtos provenientes do metabolismo, como o dióxido de carbono. Nos animais encontram-se, essencialmente, três tipos de fluidos circulantes: a hemolinfa, característica dos animais com sistema circulatório aberto e o sangue, que fazes parte do sistema sanguíneo.
—————