Fósseis de «Allosaurus fragilis» descobertos em Portugal

21-11-2010 19:48

 

 

Lisboa, 16/02/2009 - O Museu de História Natural, em Lisboa, mostra as várias fases de uma investigação que se iniciou aquando da descoberta de fósseis de «Allosaurus fragilis». Uma exposição patente até 6 de Fevereiro de 2010.

A mostra revela os vários passos de uma investigação científica, ainda em curso, que estudou a possibilidade da passagem de faunas terrestres entre os continentes euro-asiático e americano (geograficamente bem mais próximos na altura, há 150 milhões de anos).

Os exemplares encontrados em Portugal levaram a estas conclusões, já que a maioria dos fósseis desta espécie foram descobertos na América do norte. «Allosaurus: Um Dinossáurio, Dois Continentes?» tem painéis informativos, fotografias, ilustrações científicas, a maior parte dos ossos de Allosaurus (que significa «lagarto diferente») encontrados, 16 réplicas de esqueletos ou crânios de outras espécies de dinossáurios, e, prometem os organizadores, algumas surpresas.

O horário é de terça a sexta-feira das 10 às 17 horas e ao sábado e domingo das 11 às 18 horas. O preço é de 4,5euros, 3 euros para jovens, estudantes e maiores de 65 anos. As crianças com menos de cinco anos têm entrada livre.

 

 

  Reflexão pessoal: Esta notícia vem confirmar que a Teoria da Deriva dos Continentes, formulada por Alfred Wegener, não era absurda porque realmente havia argumentos que provavam que os continentes anteriormente poderiam ter formado um supercontinente, a Pangea. Estes fósseis já tinha sido encontrados na Ámerica do norte, e com a notícia ficamos a saber que também foram encontrados em Portugal, logo a unica justificaçao que temos para justificar isto é que os continentes já estiveram juntos.

 

—————

Voltar