Seres autotróficos: produzem o próprio alimento
Seres fotoautotróficos: produzem o próprio alimento utilizando energia luminosa.
Seres químioautotróficos: produzem o seu próprio alimento utilizando energia resultante de reacções de oxidação-redução de determinados compostos químicos.
Clorofila: é um pigmento, fundamental para a captação de energia ambiente.
Fotossíntese
É realizada pelas cianobactérias, pelas algas e pelas plantas. Seres fotoautotróficos utilizam a energia luminosa para produzir compostos orgânicos a partir de dióxido de carbono e água, estes convertem energia luminosa em energia química.
A fotossíntese tem duas etapas:
Quando as moléculas de clorofila são atingidas pela luz, origina-se uma corrente de electrões que se propaga ao longo de uma série de proteínas. Este fluxo de electrões liberta energia que é utilizada para formar ATP a partir de ADP e de um grupo fosfato. Por isso há transformação de energia luminosa em química. Além disso este fluxo permite formar moléculas de NADPH. Os electrões perdidos pela clorofila são repostos pela molécula de água, que sofre fotólise, o que permite a separação dos átomos de hidrogénio e de oxigénio.
Durante a fase dependente da luz verifica-se:
Fase não dependente da luz (ciclo de Calvin)
Ciclo de Calvin: fixação de CO2, produção de compostos orgânicos, regeneração de RuDP
Processo quimiossínte
A quimiossintese é semelhante á fotossintese, na medida em que conduz á produção de compostos orgânicos. Tal como na fotossintese é possivel distinguir duas fases:
—————