Planetas rochosos
Mercúrio, Vénus, Terra e Marte são planetas telúricos e apresentam características comuns entre si:
Dimensões: pequenas, com diâmetro aproximado ao da Terra;
Densidade: elevada, constituídos maioritariamente por material rochoso;
Satélites naturais: poucos ou nenhuns;
Movimento de rotação: lento;
Os materiais que constituem o seu interior estão estruturados em camadas mais ou menos concêntricas.
Planetas Gigantes ou Gasosos
Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno são planetas gasosos e apresentam algumas características em comum.
Dimensões: diâmetro muito superior ao da Terra;
Densidade: baixa, constituídos maioritariamente por materiais gasosos;
Satélites naturais: em grande número;
Movimento de rotação: rápido.
Todos os planetas do nosso sistema solar realizam dois movimentos:
Movimento de translação, que os planetas principais efectuam em torno do sol. A Terra realiza-o em 365 dias e daí resultam as quatro estações do ano;
Movimento de rotação, que os planetas efectuam em torno de si mesmo. Por exemplo, o planeta Terra demora, aproximadamente, 24 horas para realizar este movimento, dando origem à sucessão dos dias e das noites. Este movimento pode ser sentido directo, isto é, no sentido oposto aos ponteiros do relógio, ou sentido retrógrado no sentido dos ponteiros do relógio o que acontece com Vénus.
Planetas secundários e/ou satélites naturais
São corpos rochosos de forma esférica, que têm uma órbita de translação à volta do seu planeta principal, tal como acontece com a Lua em relação à Terra, sendo chamados de planetas secundários e/ou satélites naturais.
Planetas Anões
Planetas anões são planetas que, como não obedecem ás definições de planeta principal da União Astronómica, são considerados planetas anões e é devido a esse facto que Plutão já não é considerado planeta principal.
Pequenos Corpos
Asteróides
Os asteróides são corpos rochosos de forma irregular, têm eixos de rotação distribuídos ao acaso e são de variados tamanhos, sendo sempre mais pequenos que em relação aos planetas principais.
Os asteróides situam-se na Cintura de Asteróides que, se localizada, entre Marte e Júpiter.
Os Asteróides Próximos da Terra (em inglês, Near-Earth Asteroids,NEA) , que se localizam próximos da Terra e cujas órbitas, muito mais elípticas, se estendem aos planetas interiores e, portanto, podem, potencialmente, entrar em colisão com aterra.
Cometas
Cometas são grandes massas constituídas por água, gases congelados e grãos de poeira de diversas dimensões, que giram em torno do Sol e que, ao passar próximo do Sol, desenvolvem um núcleo, cabeleira e longas caudas que resultam da evaporação provocada pelo Sol.
Meteoróides
Os Meteoróides são fragmentos de rocha com tamanhos muito variáveis, alguns são pequeninos como grãos de areia – meteoros – e outros são rochas com centenas de metros de diâmetro – meteoritos.
O que nós chamamos de “estrelas cadentes” são meteoros que, ao entrarem na atmosfera, ardem completamente e aparecem no céu muito cintilantes.
Mas, os meteoritos, não ardem ao entrarem na atmosfera e, quando caem nos continentes, formam grandes crateras podendo também cair no oceano.
Classificação dos Meteoritos
Sideritos - Constituídos por uma liga de Fe/Ni.
Siderólitos – Formados aproximadamente por 50% de uma liga de Fe/Ni e por 50% de silicatos.
Aerólitos ou pétreos – Possuem uma elevada percentagem de minerais silicatados e uma reduzida percentagem da liga de Fe/Ni.
Podem dividir-se em:
Acondritos – são de textura homogénea sem desenvolvimentos de côndrulos.
Condritos – tem côndrulos(pequenos agregados esféricos).
Estes dividem-se em Ordinários ou Carbonosos.
—————