Hipótese de Colisão
Esta teoria vai de encontro às ideias catastrofistas sendo que defende que a formação do Sistema Solar se deu a partir da colisão entre duas estrelas, sendo que uma delas tenha chocado com o Sol, arrancando-lhe pedaços que posteriormente se tenham condensado e formado os planetas.
Hipótese de Chamberlain
Nesta hipótese explica-se a origem do Sistema Solar, defendo que houve uma aproximação entre duas estrelas que, ao serem atraídas pelos seus campos gravíticos, fez com que houvesse deformação de pequenas porções arrancadas que formariam os planetas.
Teoria Nebular
A Teoria Nebular afirmava que o Sistema Solar tinha evoluído a partir de uma nuvem fria que continha gases e poeiras.
Esta nuvem gigantesca sofre um movimento de rotação em torno de si própria e contraem-se devido às forças gravíticas da sua matéria.
A energia proveniente da contracção da nébula fez com que toda a matéria iniciasse uma rotação da qual a velocidade ía diminuindo, fazendo com que porções da matéria se aglomerassem, originando os planetas, o Sole os restantes corpos do Sistema Solar.
Mas, segundo as leis fundamentais da física, a rotação do Sol teria de ser superior àquela que foi sugerida para que, fosse possível que o Sol tivesse a velocidade de rotação que tem actualmente.
Teoria Nebular Reformulada
A Teoria Nebular Reformada é a Teoria Nebular mas que, contém algumas diferenças que conseguem obedecer às leis fundamentais da Física, ao contrário da anterior teoria.
1) No Universo existia uma nuvem gigantesca e fria constituída por gases e matéria interestelar.
2) Devido à condensação da matéria e à contracção da nuvem, esta ganhou rotação e a temperatura ao centro sobe assim como a contracção da nuvem foi a responsável pelo aumento da velocidade de rotação desta última.
3) Ao sofrer arrefecimento, a nuvem adquiriu uma forma de disco aplanado, cujo centro é definido por proto-sol;
4) O arrefecimento do disco foi o que provocou a condensação dos materiais da nébula que deu origem aos planetas.
5) Os planetas estão depositados, actualmente, da maneira que nós sabemos porque a condensação da matéria que se deu nas zonas próximas do Sol originou planetas telúricos de elevada densidade enquanto que, aqueles que se formaram em zonas mais distantes do Sol, originaram planetas gasosos de menor densidade. Estes planetas descrevem órbitas elípticas em torno do Sol.
—————