Xilema
O xilema, ou lenho, transporta a seiva bruta (ou seiva inorgânica, por ser composta de nutrientes retirados do solo pela planta, água e sais minerais), e está localizado na camada mais interna do caule. Transporta a seiva das raízes até as folhas, onde farão fotossíntese. É formado por células mortas.
Elementos condutores: células mortas onde circulam água e sais minerais. Este pode ser de dois tipos: tracóides e elementos de vasos.
Fibras lenhosas:células mortas, desempenham a função de suporte.
Parênquima lenhoso: células vivas, que desempenham importantes actividades metabólicas nas plantas, tais como a fotossíntese, o armazenamento ou a secreção de substâncias.
Floema
O floema, ou líber, transporta seiva elaborada (ou orgânica, produto da fotossíntese, onde os nutrientes são convertidos em glicose), e está localizado na camada mais externa do caule. Transporta seiva elaborada das partes onde ocorreu a fotossíntese para as partes vivas da planta, onde a glicose será quebrada e convertida em energia. É formada por células vivas, alongadas e anucleadas.
Células dos tubos crivosos: células vivas especializadas, ligadas entre si pelos topos e cujas paredes possuem orifícios, que se assemelham a um crivo.
Células Companhia: células vivas que se situam juntos dos tubos crivosos, ajudando-as no seu funcionamento.
Fibras: desempenham a função de suporte.
Parênquima: células vivas e tem função de reserva.
O xilema e o floema são encontrados nas plantas vasculares - que possuem vasos condutores. São essas as pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
Absorção radicular
=> A maior parte da água é absovida pelo sistema radicular.
=> O meio intracelular das células da raiz é hipertónico relativamente ao exterior, pelo que a água entra na planta por osmose.
=> Os sais minerais, no solo em concentrações elevadas, entram nas células da raiz por difusão simples ou transporte activo, ou seja, com gasto de energia.
—————